FAQs

FAQs

As qualificações da WSET

As qualificações da WSET destinam-se tanto a quem quer começar uma carreira no setor do vinho e/ou das bebidas espirituosas, a quem já trabalha neste setor e ao consumidor entusiasta interessado pelo tema.

Sim. As qualificações da WSET são ministradas em mais de 70 países e estão disponíveis em 19 línguas.

Não. A Qualificação de Nível 1 não é um pré-requisito para frequentar a Qualificação de Nível 2. Os candidatos que tiverem conhecimentos prévios poderão avançar diretamente para a Qualificação de Nível 2. No entanto, se não tiver experiência na prova de vinhos, é recomendável frequentar o curso de Nível 1 antes de se inscrever no curso de Nível 2, pois o curso de Nível 2 é bastante mais exigente. Muitos alunos optam por fazer todos os níveis para ir avançando de forma gradual e segura. Normalmente estes alunos são os que obtêm melhores resultados nos exames.

Não. A Qualificação de Nível 2 não é um pré-requisito para frequentar a Qualificação de Nível 3. No entanto, o nível de dificuldade e de dedicação exigido para a Qualificação de Nível 3 faz com que seja altamente recomendável frequentar antes a qualificação de Nível 2.

Para avançar diretamente para a Qualificação de Nível 3 é preciso contar com pelo menos cinco anos de experiência no setor, ter conhecimentos sólidos sobre os vinhos do mundo e contar com uma alargada experiência na prova de vinhos.

Consulte as Especificações para cada um dos cursos. Estes documentos detalham os objetivos, temas e resultados de aprendizagem definidos para cada nível. Também incluem uma série de perguntas semelhantes às que poderão surgir no exame, as quais poderão ser um bom indicador do nível de conhecimento atingido em cada curso.

Descarregue as Especificações aqui:

Especificações para a Qualificação de Nível 1 em Vinhos WSET

Especificações para a Qualificação de Nível 2 em Vinhos e Espirituosos WSET

Especificações para a Qualificação de Nível 3 em Vinhos WSET

Se ainda tiver dúvidas, entre em contacto connosco wset@directwine.pt

Os cursos

Geralmente, os cursos são lecionados no Porto, onde a Direct Wine tem a sua sede. No entanto, a Direct Wine pode organizar cursos em qualquer parte de Portugal, sempre que o número de interessados assim o permita. Por favor, contacte-nos para mais informações para wset@directwine.pt

Os cursos são lecionados em Português. O material de estudo e o exame também são em Português.

O material de estudo é enviado após o pagamento da inscrição. O envio é feito por transportadora para a morada indicada no formulário de inscrição. Alternativamente, o material de estudo poderá ser levantado na morada do escritório da Direct Wine, Rua de Guerra Junqueiro, 604 – 4150-387 Porto.

Sim. Os cursos da WSET ministrados pela Direct Wine são cursos intensivos, pelo que os alunos devem estudar em casa antes do início do curso. O número de horas de estudo prévio varia segundo o nível do curso. No email de confirmação da inscrição receberá informações e conselhos sobre como se deverá preparar para o curso. Uma boa preparação prévia garante um melhor aproveitamento das aulas e melhores resultados no exame.

Apenas algo onde tomar notas (caneta e caderno ou folhas, tablet, etc.). O resto do material é fornecido pela Direct Wine.

O exame

Só deverá trazer um documento de identificação com fotografia (cartão de cidadão, bilhete de identidade, passaporte, etc.). A WSET exige que se proceda à identificação dos candidatos antes do início do exame.

A Direct Wine entregará aos alunos, lápis, borracha e folhas de rascunho.

Nível 1 – 70 %

Nível 2 – 55 %

Nível 3 – 55 % em cada um dos exames (prático e teórico)

A correção dos exames é feita pela WSET Londres. Os testes são enviados a Londres por transportadora.

Nível 1 – entre 2 a 3 semanas

Nível 2 – entre 2 a 3 semanas

Nível 3 – entre 6 e 9 semanas

Os resultados dos exames são comunicados pela Direct Wine, por email, individualmente a cada aluno.

Os alunos que passarem no exame recebem um certificado emitido pela WSET e um pin de lapela. Os alunos bem-sucedidos da Qualificação de Nível 2 e da Qualificação de Nível 3 poderão usar nos seus cartões-de-visita e outros documentos pessoais um logotipo que certifica o nível de qualificação que detêm. Por favor, contacte-nos para mais informações para wset@directwine.pt

Sim. Não existe limite no número de tentativas.

O custo varia segundo o nível da qualificação. Para mais informações, contacte-nos wset@directwine.pt

Sim, poderá fazer o exame numa próxima edição do mesmo curso. Deverá para isso inscrever-se no exame e pagar uma taxa administrativa. Contacte-nos para mais informações wset@directwine.pt

O processo de inscrição

Aparecerá a indicação «Esgotado – Por favor, contacte-nos para o incluir na lista de espera».